CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O PERIGO RONDA NOSSAS ESTRADAS !!!


Conversando, hoje, com um dos meus passageiros, o mesmo relatou-me o acidente que envolveu-se na noite anterior. Trafegando de volta a Porto Alegre, vindo da praia, ele e mais três membros de sua família, atropelaram um cavalo que estava solto na pista. Felizmente pelas pessoas e infelizmente pelo animal, que não resistiu, os danos foram só materiais, mas poderíamos estar lamentando pela perda de entes queridos.

Muitas pessoas já perderam a vida porque os donos de animais não têm o mínimo cuidado em prendê-lo ou cercá-lo. O número de acidentes nas ruas e principalmente rodovias brasileiras por si só já são alarmantes, mas o descaso dos proprietários e a certeza de que dificilmente serão punidos está transformando esses incidentes em uma verdadeira epidemia.

Identificar os responsáveis é uma das dificuldades apontadas pela PRF. Quando o animal é apreendido, o proprietário prefere abandoná-lo a assumir o risco de ser responsabilizado por algum acidente. Segundo a Policia Rodoviária Federal, a criação de animais soltos à sua própria sorte é um costume antigo principalmente no interior dos estados. Uma das alternativas que estão sendo estudadas é a instalação de chips nos animais com as informações do animal e do proprietário.

A experiência já foi iniciada em São Paulo por meio de uma parceria com uma Ong. A parceria, no entanto, só tem condições de funcionar com a participação dos municípios. Aliás, já está mais do que na hora de os municípios assumirem a sua parcela de responsabilidade. 

A Polícia Federal apenas recolhe os animais, mas o destino deles é outro problema. Uma sugestão é a realização de leilões, pelos municípios, dos animais que não forem resgatados pelos donos. E com o dinheiro arrecadado criar um fundo, que possa ser usado em campanhas de conscientização para reduzir o número de acidentes ? A epidemia tem controle, só precisa ser combatida.

Fiquem Deus, aproveitem o Verão e muito cuidado, um grande abraço, Alex.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...