CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O BOM EXEMPLO DA ÉTICA !!!




O que podem ter em comum um pai que para em fila dupla para esperar o filho na porta da escola , atrapalhando o trânsito ,e um filho que guarda a garrafa de água vazia na geladeira? Bem ,ambos podem não ter aprendido que se preocupar com o bem-estar dos outros é importante .Da mesma forma ,o que leva um chefe a prometer aquela promoção e não cumprir? É possível que ,ao julgarem uns aos outros ,todos afirmem : “ É por isso que o país não vai para frente ”.

Lembro-me de uma cena na sinaleira ,um rapaz com malabares em chamas se apresentava para os motoristas .Da camionete ao meu lado ,uma criança abre o vidro e joga ,em meio a gargalhadas, uma casca de banana no boné do artista .O motorista ,escondido atrás de um insulfilme ,manteve-se alheio .Deduzi que fosse o pai ,poderia ser o motorista da família ,mas era um adulto em silêncio .


Um pai ético sustenta o seu filho em valores ,o que garantirá que este adquira costumes que sustentarão e reforçarão a sua vida nas suas relações com o mundo .Não há como ser ético sem respeitar o outro ,seu pensamento ,sua história ,suas posses .


Cada vez que um pai estimula o conhecimento e a prática de atitudes de respeito aos outros ,mais o filho compreende as razões da liberdade de ser e de pensar diferente .Um pai ético pode significar uma família ética .Para isso ,é preciso aceitar as diferenças ,cuidar ,apoiar e compreender .



O amor é a força da ética .Quem ama faz o bem .Um pai amoroso precisa ensinar o filho a fazer escolhas éticas que beneficiam os outros e não apenas a si mesmo .A cultura do ganha e perde tem colocado a sociedade em baixos níveis de tolerância às fragilidades humanas .


Ostentar faz sentido nessa sociedade que tira vantagem .Estimular as práticas de ostentação nos filhos é contribuir para o aumento da falta de respeito ,além de apoiar atitudes classistas , derivadas da crença de que aqueles que têm ou sabem mais são melhores do que os outros .É preciso ,mais do que nunca ,que o pai possa ser livre ,não ter preconceitos ,ser frágil ,camarada e profundamente forte na ética que sustentará o filho e o mundo .


Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...