CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O ESTRESSE E AS PREOCUPAÇÕES DO FIM DO ANO !!!


Quando o fim do ano se aproxima, as pessoas se sentem sobrecarregadas com o excesso de trabalho, gastos e obrigações, o que causa estresse. Mesmo sendo um período de confraternização, é comum nos sentirmos estressados, desanimados e forçados a demonstrar uma alegria que pode não fazer parte da nossa vida naquele momento.

Tudo isso gera ansiedade e tensão, que identificamos em nosso corpo como estresse. O estresse, na verdade, é a tensão causada pelo desequilíbrio interno do nosso organismo.

Além dos afazeres cotidianos, temos de conciliar o fim do ano com uma série de comemorações, preparativos para as férias, planejamentos econômicos e shoppings lotados. Tanta coisa a fazer gera uma impressão de atraso diante dos afazeres. Nem sempre sabemos respeitar o tempo do corpo e pulamos os momentos de repouso. Aí, quanto mais nos dedicamos aos múltiplos compromissos, mais nos estressamos. A necessidade de quitarmos o ano que se encerra também pode causar angústia.

É no fim de ano que fazemos um balanço de tudo que fizemos e conquistamos durante este período, representado pelos 365 dias do ano. Este ciclo é uma convenção da nossa sociedade e não deveria representar algo tão sistemático e implacável, como muitas pessoas encaram.

Devido à soma de problemas e afazeres, o estresse pode afetar a saúde. Se você já estiver com a saúde debilitada devido à baixa de imunidade, com o estresse da correria de compras, gastos e confraternizações, poderá contrair alguma doença, as doenças mais comuns nessa época do ano são dores de cabeça, azias e problemas estomacais, alergias em geral, pressão alta, insônia e, em casos mais graves, doenças cardíacas.

Para controlar o estresse de fim de ano, é necessário saber dizer não para compromissos que você sabe que não conseguirá cumprir ou que exigirão muita energia para sua realização. Outra coisa que pode funcionar é delegar funções. Não tente fazer tudo sozinho, distribua tarefas para as pessoas que estão envolvidas nas situações.


Encare este período com leveza, sem se pressionar e tendo consciência que é um estresse passageiro. Saiba também otimizar o seu tempo. Concentre, por exemplo, a compra dos presentes para uma ou duas visitas ao shopping. Além disso, reservar um tempo para si é fundamental. Faça algo que você goste, como ir ao cabeleireiro, fazer uma massagem, marcar um almoço com amigos ou ir ao cinema.

Para evitar a frustração no final do ano, é melhor estipular poucas metas e traçar um plano de ação com pequenos passos a serem conquistados. É imprescindível ser realista com os prazos que você mesmo determinará, pois é melhor demorar mais tempo para fazer algo e executar, do que não realizar nada.


Fiquem com Deus, tenham uma ótima semana e um grande abraço, Alex. 

Um comentário:

  1. Obrigado meu amigo Alex por esses conselhos relatos em post que são também muito abordados em vídeo, pois eu em particular eu gostei e portanto estarei a indicar, ok!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...