CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CÂNCER DE PRÓSTATA : É PRECISO " TOCAR " NESTE ASSUNTO !!!


Uma investigação precoce é o único meio de ser detectar a doença no seu início ,quando as chances de cura são mais prováveis .Esse diagnóstico só é possível por meio de exames periódicos .No entanto ,na maioria das vezes ,os tabus que envolvem a sexualidade impedem os homens de fazerem até mesmo exames de rotina ,como o toque retal ,que auxilia na prevenção do câncer de próstata .
O pesquisador Romeu Gomes ,da Fundação Oswaldo Cruz ,aponta as principais causas do descaso dos homens com medidas preventivas ."A construção da masculinidade com base no padrão machista impede o sujeito de se cuidar" ,explica Gomes .E isso não envolve apenas o toque retal ,mas também crenças milenares como a de que homem não fica doente .Segundo Gomes ,o receio de ter reações fisiológicas ,como uma eventual ereção ,sejam confundidas com homossexualismo e até uma demonstração de prazer ,faz com que os homens mantenham distância desse exame ."O toque retal arranha identidades masculinas" por isso ,ele ressalta que as campanhas publicitárias em prol do exame deveriam considerar a sexualidade do homem ,o que não costuma ser feito .Falar apenas que é barato e que previne o câncer ,não adianta .
A Doença
A próstata ,uma glândula que tem a proporção de uma noz e está localizada em torno do canal uretral ,é a responsável pela secreção do líquido que serve para diluir e transportar os espermatozóides .Após os 40 anos de idade ,entre 80% e 90% dos homens apresenta um crescimento benigno do órgão que estrangula o canal uretral , dificultando a eliminação da urina .Sem relação com esse crescimento benigno ,a próstata pode ser acometida por um câncer maligno ,contudo o diagnóstico em estágio inicial aumenta as chances de cura da doença ."Os sintomas do câncer muitas vezes não são percebidos ,quando isso acontece ,o tumor pode estar em estágio avançado ,o que diminui acentuadamente a possibilidade de cura" .
Segundo recomendação dos especialistas ,o toque retal deve ser feito anualmente a partir dos 45 anos de idade . Com um simples encostar de dedo ,o urologista percebe se a próstata mantém a consistência elástica ou está endurecida .A precisão do exame atinge em média 80% .Outros exames que ,combinados ,podem aumentar a certeza do diagnóstico ,a fim de encaminhar o paciente para biópsia prostática ,é o teste sangüíneo do Antígeno Prostático Específico (PSA, sigla em inglês) e a ultra-sonografia da próstata (ecografia) .
O câncer é encontrado ,geralmente ,nas regiões mais periféricas da próstata e não causa ,no seu estágio inicial , nenhum sintoma obstrutivo urinário .No entanto ,se não detectado a tempo ,torna-se uma neoplasia das mais agressivas ."Em estágios mais avançados ,atinge ,principalmente ,os ossos ,podendo causar fortes dores , sobretudo nas costas e na bacia" .
Os importantes avanços da medicina na luta contra esse mal incluem diversos métodos ,entre eles ,o mais eficaz ,quando possível ,é a extração cirúrgica .No caso de não haver condições clínicas para a cirurgia ,o urologista pode indicar um tratamento por radioterapia externa ou mesmo a braquiterapia .Todos esses procedimentos variam de pessoa para pessoa ,de acordo com a idade e as condições de saúde em que o paciente se encontra .
Devemos aprender com as mulheres ,que já realizam exames preventivos com seus ginecologistas há anos .Com está simples decisão ,o homem pode prevenir os dissabores de descobrir uma doença em fase não mais curável . O câncer de próstata ; é dever de todos ,principalmente da família ,que se "toque" nesse assunto ! 
Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

4 comentários:

  1. Alex,

    Ótimo você ter trazido essa informação pois, infelizmente, ainda é motivo de tabu entre os homens!
    Afirmo com todas as letras que, apesar de ser enjoado aos homens os procedimentos do teste, é de suma importância esse tipo de exame.
    O pai de um colega meu foi salvo por isso!
    Constatou logo no início que tinha o mal, no que pôde exterminá-lo através de tratamento sério.
    Informação e prevenção nunca fzem mal a ninguém...

    Post muito bom!!!!

    Valeu!!!!

    Abraços,
    Mary:)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Alex!
    Abordar este tema é fundamental pois é o tipo de tumor que descoberto e tratado a tempo não mata.
    Mas vemos muitos amigos morrendo por descuido e preconceito!
    Um grande abraço!
    flora!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Alexe, divulguei seu blog no Google +1, esse é um tema melindroso, e a maioria de nós homens machistas tem levado a morte de muitos,...gente é o dedo, não é outra coisa, que besteira, amuher se abre as pernas para fazer um preventivo por que esta frescura?

    ResponderExcluir
  4. Não deve ser tão constrangedor assim fazer o exame.Tenho três colegas de trabalho,ex-preconceituosos que hoje em dia vão ao urologista todo mês.
    Obs: Eles gostaram de verdade do profissionalismo do Dr.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...