CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DESRESPEITO AO CONSUMIDOR !!!



Vivemos em um País com um sério problema de não comprometimento no meio profissional. Muitas vezes esse problema parece incompetência ou falta de profissionalismo, mas não é. Os funcionários envolvidos não são necessariamente despreparados ou incapazes. O que existe é uma falta de interesse por parte deles em realizar um trabalho bem feito.
Os exemplos são muitos. Serviços por telefone de péssima qualidade, funcionários mal educados com os clientes, filas enormes e demora no atendimento, excesso de burocracia, vendedores que não conhecem todas as qualidades dos produtos que vendem, falta de comunicação de funcionários envolvidos em um mesmo trabalho, além de uma total desinformação em questões cruciais nos serviços prestados.
Essas pessoas não foram colocadas em seus postos sem mais nem menos, elas foram selecionadas. Seja por concurso público, avaliação de currículo ou entrevista. Houve teste e houve aprovação. Isso quer dizer que os funcionários que nos atendem em todos os ramos de trabalho, são capazes, posto que foram aprovados em processo seletivo. Isso demonstra que incompetência não é a causa do mal atendimento.

Penso que a causa esteja em nossa cultura. Vemos o trabalho como algo desagradável que fazemos só porque precisamos de dinheiro. Nos preocupamos em agradar o chefe e não o cliente. Somos ensinados a fazer nossa obrigação e não ir além disso. São poucos os que realmente “vestem a camisa”.


Falta preparo? Não creio. A maioria das empresas contrata pessoas com experiência profissional. E quando o funcionário é inexperiente ele tem que contar com a orientação dos empregados mais antigos. Muitas empresas disponibilizam treinamento constante para seus funcionários. Mas ainda assim os problemas continuam.



No meu ramo de trabalho, vejo muitos desrespeitos aos clientes com atitudes que aparentam descaso ao trabalho prestado, como se fosse um favor ao cliente . Educação, respeito e gentileza são qualidades simples que deveriam fazer parte de qualquer profissional . 


O trabalho não é algo que a sociedade nos impõe, mas sim uma forma digna de sobreviver e evoluir. A colaboração não deve existir apenas em palestras de motivação, mas deve fazer parte do dia a dia de qualquer ambiente profissional. Tentar fazer mais e melhor é uma forma de marketing pessoal que pode nos abrir muitas portas. Nosso conceito de trabalho deve ser repensado, levando em consideração muito mais a opinião do público atendido .


Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço, Alex .


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...