CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ONDE ANDA A CONFIANÇA ???



Em meu dia a dia pela cidade em contato com os meus clientes e interagindo com os companheiros deste trânsito nosso de cada dia, percebo o quanto estamos nos excluindo uns dos outros . Deixando de ver os problemas e as soluções em um âmbito coletivo e comunitário, para ficarmos muito mais concentrados com os nossos problemas pessoais em nossos quadrados, sem nos envolvermos na sociedade a qual somos parte integrante .   

O Brasil é uma república. A palavra república vem do latim “res publica”. Significa coisa pública, que é de todos.Liberdade, participação dos cidadãos, submissão às leis e ação limitada do Estado são algumas das características institucionais de uma república.O regime republicano brasileiro vigora desde 1889. Embora passado tanto tempo, a república brasileira ainda tem um grande inimigo. A corrupção!Nossa ideia mais comum sobre corrupção está relacionada a desvio de dinheiro público, ou coisas materiais, por um funcionário, um administrador ou um político desonesto. Basicamente, sempre relacionada às coisas públicas, não privadas. 

Mas esse não é o maior crime do corrupto.Seu maior crime é “matar a confiança”. A confiança é o principal bem em uma comunidade. A corrupção elimina a confiança de um cidadão no outro.

Mas por que toleramos a corrupção se ela degrada os bons costumes sociais, e, principalmente, o alicerce do país? Histórias de outras épocas e nações falam de cidadãos que se orgulhavam da república e davam suas vidas por ela. Hoje, impera o individualismo. Em detrimento do engajamento público e político, a vida privada se ampliou. Trabalho, lazer e valores éticos são medidos a partir do indivíduo. E não do interesse social.A ideia e a prática da coletividade para nós inexiste, é um sacrifício. Nada que exija sacrifícios e custos pessoais tem chance de prosperar.Perdemos a compreensão e a dimensão do interesse público e social. Não acreditamos no coletivo, nem no ideal republicano.

Significa dizer que costumes (ética, não corrupção, ideais públicos) não são mais garantidores e fundadores da república.A corrupção realiza a degradação de bons costumes e “rouba” bens indivisíveis como a virtude, o direito e o ideal comunitário, valores que nos enriquecem coletivamente.

O principal prejuízo causado pela corrupção é a quebra de confiança. Seja a confiança de uma pessoa na outra, seja a confiança nas autoridades e nos demais representantes da sociedade.Sem confiança não há república. Hoje, atual e infelizmente, nossa república é só de nome. Uma miragem. Uma farsa!Urgentemente precisamos reinventar o respeito ao próximo e ao interesse coletivo. Recuperar ética e socialmente o ideal de que há algo em comum entre nós. 

E o que eu tenho a dizer aos novos governantes, sempre tão centrados e zelosos com seus fantásticos planos de governo: - Simplifiquem e priorizem o combate à corrupção!

Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

Um comentário:

  1. A palavra de Deus diz que O mundo jazz no maligno e nos finais dos tempos o amor de muito esfriará, portanto, onde não tem amor, não tem perdao, não tem confiança, não tem solidariedade etc. e por ai vai.A corrupção começa toda vez que vamos naquela urna votar por alguém que não conhecemos e apenas por ter sido sgnificativo nas eleições em propaganda, numeros facil de legenda etc. É isso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...