CURSO DE INGLÊS ...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

MEU TEMPO DE CRIANÇA E HOJE !!!


Neste dia das crianças resolvi relembrar um pouco de minha infância, por volta do comecinho dos anos 60 a televisão era um luxo. Muitos dos que tinham um aparelho ainda preto e branco tornavam-se o foco da vizinhança. Era esquisito invadir a intimidade de uma outra família, mas tinha lá seu charme, rude mais tinha...Tudo era novidade, uma festa ver TV em uma sala cheia de vizinhos bicões era quase tão divertido quanto ir ao cinema - ou assim me parecia naquela idade.

Diante da TV, quem ditava as regras era o dono da casa, que poderia ou não aprovar comentários simultâneos  , a movimentação no ambiente, as trocas de canal nos intervalos. Talvez por isso a maioria das pessoas não tenha o costume de ver televisão em grupo ( a não ser em datas especiais, como a Copa ).A chance de seus hábitos televisivos não baterem com os de seus amigos é grande; a TV é um hobby da intimidade por excelência. Ou era.

As redes sociais estão mudando para sempre a experiência de acompanhar um programa. Você está lá, vendo a entrega do Oscar, e não precisa mais esperar até o dia seguinte para comentar que o apresentador é um chato ou que o vestido desta ou daquela atriz está espalhafatoso. O horizonte do espectador se expandiu para além da sala de estar; hoje só assiste TV sozinho quem quer ou quem não tem interesse por Twitter ou Facebook. Seja a novela das oito ou um filme qualquer, todo mundo pode comentar com os amigos, e com o mundo o que está vendo, transformando até aquele programa ruim ou bizarro em uma atração que ultrapassa o seu conteúdo em si. A noticia do Jornal Nacional já não disputa a atenção apenas com outros programas ou com a internet, mas com a gravata do William Bonner e o penteado da Fátima Bernardes, que podem gerar mais comentários do que a crise na Europa ou o retorno da inflação.

A conversa fiada ou fofoca em tempo real é talvez a maior revolução na maneira de ver TV desde que inventaram o controle remoto.Muito mais do que a tela plana, a alta definição ou o serviço de videos sob demanda que está chegando agora no Brasil e permite assistir a filmes e programas ilimitados.

A tecnologia oferece muitas possibilidades, mas o que realmente impacta a experiência de consumir conteúdos é a maneira como nos relacionamos com ela. E esta foi uma das muitas lições que Steve Jobs deixou para esta e futuras gerações.

Fiquem com Deus, e que Nossa Senhora Aparecida nos abençoe hoje e sempre. Uma ótima semana e um grande abraço, Alex.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...