Educação se traz de berço, é uma afirmação ouvida com frequência. Sim, mas nossa geração é na maioria dos casos somente a segunda ou, quando muito, a terceira geração de condutores e, nestes tempos de motorização acelerada, muitos condutores não tiveram na escola ou na família nenhuma vivência, nenhum aprendizado, nenhuma experiência passada “de pai para filho”. Os CFCs preparam o candidato para que ele tenha sucesso na obtenção da habilitação e preparar o futuro condutor acreditamos todos que a vida se encarregará desta incumbência. Algumas contribuições que nem estão na lei são regras de cortesia importantes, como o andar sempre pela direita. Mesmo como pedestre, vale esta regra que evita aqueles encontrões, esbarrões, com pedestres que não sabem ocupar o lado direito da calçada. O mesmo vale para o corredor do avião, do ônibus, do trem ou mesmo numa escada rolante, onde devemos deixar o lado esquerdo livre, pois há os muito apressados, que nos ultrapassam até na escada rolante. Há ainda a regra de etiqueta, segundo a qual as mulheres devem ser conduzidas pelos homens na parte interna das calçadas, de modo a estarem menos sujeitas a perigo. Descer e abrir a porta para a mulher não foi revogado dentre as regras de cortesia e educação.
No local de trabalho, se as vagas do estacionamento não forem previamente definidas , ocupar uma vaga mais distante pode representar um paradoxo, mas esta é uma prática comum entre os executivos japoneses, um povo educado. Imagine-se chegando atrasado, ou com as mãos ocupadas, com chuva, o quanto aquela vaga mais próxima será útil a alguém; é uma questão de educação, de generosidade, e, acredite, as pessoas observam isso. Se ninguém observar, isto nos educará, nos deixará com a consciência em paz. Como normalmente chegamos ao trabalho descansados, ainda não estressados, é útil colocar o veículo de ré, favorecendo a manobra de saída, quando normalmente estaremos mais cansados, com fome, menos atentos. Em muitos casos, as tragédias no trânsito estão mais que anunciadas, basta que olhemos os veículos no estacionamento.
Buzina
A buzina tem regulamentação legal, servindo única e exclusivamente para, em toque breve, alertar aos desatentos, a fim de evitar acidentes e, fora das cidades, para alertar que pretendemos ultrapassar algum condutor, quando isto for conveniente. Além de ser infração, o uso da buzina fora dessas situações só contribui para elevar o nível de estresse.
A buzina tem regulamentação legal, servindo única e exclusivamente para, em toque breve, alertar aos desatentos, a fim de evitar acidentes e, fora das cidades, para alertar que pretendemos ultrapassar algum condutor, quando isto for conveniente. Além de ser infração, o uso da buzina fora dessas situações só contribui para elevar o nível de estresse.
São regras básicas de convívio na sociedade do trânsito que exige de nós apenas um pouco de bom senso, de nos colocarmos no lugar do outro e o trata-lo como gostaríamos de ser tratados. Simples ? E então porque complicamos?
Pensem nisto! Uma ótima semana, fiquem com Deus e um grande abraço, Alex.
Amigo, a LEI sempre se faz necessária e tem que ser uníssona, contemplando a todos.
ResponderExcluirPorém, apesar da LEI deve prevalecer algo que como bem disse vem de berço - EDUCAÇãO - e além dela a sabedoria e bom senso devem ser ingredientes presentes, também.
Ótima postagem.
Abraços
belissimo postagem.
ResponderExcluirmas isso não tem jeito pode por lei
quanto quiser que niquem vai respeitar só uma que vou falar a lei do bafométrico cade as barreiras
em.
oi gente se vcs tem duvida sobre assuntos
jurídicos da uma olhada no site da minha mulher.
http://www.analucianicolau.adv.br