CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

UMA VIAGEM SEGURA !!!


Para minimizar os riscos em caso de acidentes, utilize sempre o cinto de segurança. Seu uso é obrigatório no Brasil, o que inclui o motorista e todos os passageiros no banco da frente e traseiro. Faça com que o uso do cinto seja automático, assim que você entrar no carro, não importando a distância.

Regule também, para sua maior visibilidade, todos os espelhos retrovisores, o interno e os externos.

Já para as crianças, vale salientar que andar protegido faz toda a diferença em caso de acidentes. Verifique o dispositivo de segurança adequado ao peso, altura e idade da criança a ser transportada no veículo.

Distribua as bagagens no porta-malas de forma que nada fique solto dentro do veículo. As bagagens mais pesadas devem ficar na parte de baixo, sob as mais leves, distribuídas para que não pesem só de um lado do veículo. Dentro do carro, evite deixar objetos soltos, muito menos na bandeja traseira, pois, no caso de colisão, estes comprometem a segurança de seus ocupantes, podendo provocar graves lesões e até  levar a uma fatalidade.

Planeje seu roteiro de viagem e, caso não conheça o percurso, mantenha-se na faixa da direita, onde é permitido trafegar em menor velocidade. Procure localizar um estabelecimento de confiança, como um posto de combustível, posto policial ou comércio, para que possa pedir informações de forma segura.

Fique atento ao limite de velocidade permitido nas vias. Em caso de manobras, sinalize. Mantenha também a distância segura do veículo à frente. Para isso, você pode usar a regra dos 3 segundos: quando o veículo à frente passar por um ponto de referência (uma árvore, um poste, etc...), conte os segundos que você levará para chegar ao mesmo ponto. Conte da seguinte forma: 1001, 1002, 1003...o que equivale  ao tempo em segundos. Se resultar em menos de 3 segundos, aumente a distância em relação ao veículo à frente.

Preste atenção às condições da via (pista molhada, buracos, curvas acentuadas, declives, etc...) e as ambientais (chuva, neblina, etc...), que podem comprometer de alguma forma a dirigibilidade ou a sua visibilidade. No caso das condições serem desfavoráveis ou perigosas, diminua a velocidade e aumente a distância em relação ao veículo à frente. Essa atitude temigir grande influência na prevenção de acidentes.

Evite o cansaço em viagens longas, fazendo paradas a cada duas horas. Aproveite para "esticar as pernas". Nesse tempo, veja se as bagagens estão bem pressas, verifique os níveis de combustível e água e também os pneus para evitar imprevistos no trajeto.

Diante de um imprevisto, como um pneu furado ou pane, sinalize e trafegue para um local seguro em que possa parar, ligue o pisca-alerta e coloque o triângulo de segurança a, pelo menos, 30 metros da traseira do veículo.

Esse local seguro deve ser de fácil visualização. Se possível, evite parar em uma curva ou logo após uma, acessos viários e início de descidas também não são recomendados.

Mandar mensagens de texto, falar ao celular, trocar de música no seu mp3, utilizar fone de ouvido, ou carregar o seu cãozinho no colo são infrações, pois a distração pode acabar em acidente. Procure manter-se totalmente concentrado na atividade de dirigir.

Bebida alcoólica não combina com viagem segura. Se for dirigir, não arrisque: Não beba! Caso beba, dê a chave para outro condutor, que não tenha bebido. Já no caso de medicamentos, certifique-se que o remédio não afetará sua capacidade de atenção, concentração e reflexo necessários para dirigir (consulte o médico/leia a bula).

A imprudência continua a provocar muitas mortes e lesões no trânsito. Faça sua parte, pratique sempre essas dicas de comportamento seguro e boa viagem!

Meus Amigos tenham um Novo Ano de muita Luz, Paz, Saúde, Harmonia, Segurança e Alegria e, sintam-se abraçados, fiquem com Deus, Alex.
     

2 comentários:

  1. Como dizem aqueles indivíduos de bom senso:
    - siga às regras de trânsito que tudo sairá bem.

    Gostei das indicações, Alex.

    beijos,FELIZ ANO NOVO!!

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Amigo ALEX:
    Mais um excelente Post!
    Tai eu não sabia a regra dos três segundos, é muito importante. Um artigo muito bem construído. Instrutivo ao máximo!
    Um 2.012 de muitas realizações, saude e paz para você e a família!
    Abraços,
    LISON COSTA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...