CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ONDE ANDA A CONFIANÇA ???



Em meu dia a dia pela cidade em contato com os meus clientes e interagindo com os companheiros deste trânsito nosso de cada dia, percebo o quanto estamos nos excluindo uns dos outros . Deixando de ver os problemas e as soluções em um âmbito coletivo e comunitário, para ficarmos muito mais concentrados com os nossos problemas pessoais em nossos quadrados, sem nos envolvermos na sociedade a qual somos parte integrante .   

O Brasil é uma república. A palavra república vem do latim “res publica”. Significa coisa pública, que é de todos.Liberdade, participação dos cidadãos, submissão às leis e ação limitada do Estado são algumas das características institucionais de uma república.O regime republicano brasileiro vigora desde 1889. Embora passado tanto tempo, a república brasileira ainda tem um grande inimigo. A corrupção!Nossa ideia mais comum sobre corrupção está relacionada a desvio de dinheiro público, ou coisas materiais, por um funcionário, um administrador ou um político desonesto. Basicamente, sempre relacionada às coisas públicas, não privadas. 

Mas esse não é o maior crime do corrupto.Seu maior crime é “matar a confiança”. A confiança é o principal bem em uma comunidade. A corrupção elimina a confiança de um cidadão no outro.

Mas por que toleramos a corrupção se ela degrada os bons costumes sociais, e, principalmente, o alicerce do país? Histórias de outras épocas e nações falam de cidadãos que se orgulhavam da república e davam suas vidas por ela. Hoje, impera o individualismo. Em detrimento do engajamento público e político, a vida privada se ampliou. Trabalho, lazer e valores éticos são medidos a partir do indivíduo. E não do interesse social.A ideia e a prática da coletividade para nós inexiste, é um sacrifício. Nada que exija sacrifícios e custos pessoais tem chance de prosperar.Perdemos a compreensão e a dimensão do interesse público e social. Não acreditamos no coletivo, nem no ideal republicano.

Significa dizer que costumes (ética, não corrupção, ideais públicos) não são mais garantidores e fundadores da república.A corrupção realiza a degradação de bons costumes e “rouba” bens indivisíveis como a virtude, o direito e o ideal comunitário, valores que nos enriquecem coletivamente.

O principal prejuízo causado pela corrupção é a quebra de confiança. Seja a confiança de uma pessoa na outra, seja a confiança nas autoridades e nos demais representantes da sociedade.Sem confiança não há república. Hoje, atual e infelizmente, nossa república é só de nome. Uma miragem. Uma farsa!Urgentemente precisamos reinventar o respeito ao próximo e ao interesse coletivo. Recuperar ética e socialmente o ideal de que há algo em comum entre nós. 

E o que eu tenho a dizer aos novos governantes, sempre tão centrados e zelosos com seus fantásticos planos de governo: - Simplifiquem e priorizem o combate à corrupção!

Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A GUERRA DO TRANSITO !!!



As Manchetes diárias são rotineiras a respeito da Guerra da imprudência, negligência, falta de educação:
“Ele estava na contramão e atingiu de cheio o idoso que atravessava inocentemente a rua.”,
“Ele não respeitou a faixa contínua, vindo a colidir frontalmente com o veículo ao ultrapassar o caminhão, o resultado foi a morte de pai e filho do veículo que vinha ao contrário”.
“Mãe e bebê de colo morrem ao ser atropelados ao atravessarem a faixa de pedestre, o motorista não respeitou a preferência e fugiu sem prestar socorro”.
“A guerra do trânsito faz mais uma vítima na cidade, inconformado pelo barulho da buzina, motorista atira e mata o outro no centro da capital.”
“Imprudência tira a vida de dois ocupantes de uma motocicleta”
Estes são alguns dos exemplos do que presenciamos no nosso cotidiano, eles assustam, nos deixam até perplexos e às vezes até mesmo impotentes diante dessa situação que se agrava a cada dia. Uma guerra que ceifa vidas de inocentes, tais como os terroristas que pegam de surpresas as multidões, quando não matam mutilam, deixam marcas para o resto da vida. Mas tudo isso poderia ser evitado? De que maneiras? Essa guerra terá fim algum dia? Qual meu papel nessa guerra?

Muitos estudos, pesquisas, estatísticas, projetos tem sido desenvolvidos para que essa realidade mude, e que esse cenário seja de paz. Efetivamente, vemos pouco resultado. O efeito não tem sido satisfatório, levando-nos a reflexão de que a atuação tem sido mais nas causas e efeitos do que na prevenção, na conscientização.

O motorista brasileiro é mal educado, irresponsável, conhece poucas as leis de trânsito. Às vezes até parece que não temos leis que “regem” as normas de trânsito, compreendemos que pouco pode ser feito com nossa geração, pois as raízes culturais do povo ainda não se adaptaram, ainda não aceitaram os limites da lei, pois em pouco menos de 20 anos as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira, não só nos meios políticos, econômicos, tecnológicos, sociais, ocorreram de forma tão rápida que a nossa geração não estava preparada, não foi possível mudar a cabeça, a mentalidade do povo em relação a tudo isso.

Falou-se muito que a solução para o povo Brasileiro estava na Educação, e que ter cultura não é continuar com os mesmos hábitos, mas uma identidade cultural tem a ver com valores, com a ética. Para vencer essa guerra, precisamos valorizar o próximo, respeitar, amar. Não será possível mudar um século em tão pouco tempo. Percebemos que não estávamos preparados para tudo isso, mas o futuro depende dessa conscientização. Assim como no filme “O Exterminador do Futuro” em que o mocinho volta do futuro para impedir que as ações do passado destruam esse futuro, as nossas ações, as nossas batalhas precisam ter esse censo crítico, essa defesa do futuro, que deve acontecer nos bancos das Escolas, não nos projetos que estamos acostumados a presenciar, onde políticos fazem suas bases eleitoreiras e que no fundo só querem tirar mais dinheiro do povo. As soluções estão no que nossos filhos e nossos netos, as próximas gerações estão aprendendo agora. A Educação, o estudo, são as principais armas nessa guerra. Os mestres e os pais, nós pais, precisamos ser os grandes estrategistas, conhecer o nosso papel nessa “Guerra” que insiste em continuar a matar.

O papel da escola é conscientizar os alunos sobre as leis de trânsitos, alertando-as dos perigos que nele ocorrem, sobretudo como devemos nos comportar e respeitar as leis para a sua segurança e das outras pessoas. Para que isso aconteça é preciso alertar a criança sobre o que é trânsito :

  • Trânsito é o movimento de pedestre e de veículos nas ruas, avenidas e estradas.
  • Para organizar o trânsito e dar segurança aos pedestres, existem:
  • Guardas de transito; organiza o movimento de veículos e pedestres.
  • As faixas de pedestres; com listras brancas e pretas, estão pintadas na rua indicando onde os pedestres devem etravessar.
  • Os veículos devem parar antes da faixa na linha branca.
  • Semáforo sinaleiro ou faróis; controlam a passagem de veículos e pedestres.
  • Sinais de transito orientam pessoas e veículos .

Sendo assim está na hora da escola exercer seu papel frente à sociedade desenvolvendo e executando projetos que levem o aluno a uma nova reflexão ,onde essa consciência deva começar na educação infantil, pois é desde muito cedo que devemos ter bons atos, ficando claro para criança que existem leis de trânsito e elas devem ser obedecidas. Como nos anos seguintes deve-se trabalhar essa consciência, pois sendo assim a própria criança pode estar policiando o pai porque naturalmente quando a criança aprende e esse aprendizado tem significado, em outro momento ela estará usando em seu beneficio. Que neste caso seria se locomover de maneira correta pelas ruas de nossas cidades com segurança e responsabilidade .


Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DESRESPEITO AO CONSUMIDOR !!!



Vivemos em um País com um sério problema de não comprometimento no meio profissional. Muitas vezes esse problema parece incompetência ou falta de profissionalismo, mas não é. Os funcionários envolvidos não são necessariamente despreparados ou incapazes. O que existe é uma falta de interesse por parte deles em realizar um trabalho bem feito.
Os exemplos são muitos. Serviços por telefone de péssima qualidade, funcionários mal educados com os clientes, filas enormes e demora no atendimento, excesso de burocracia, vendedores que não conhecem todas as qualidades dos produtos que vendem, falta de comunicação de funcionários envolvidos em um mesmo trabalho, além de uma total desinformação em questões cruciais nos serviços prestados.
Essas pessoas não foram colocadas em seus postos sem mais nem menos, elas foram selecionadas. Seja por concurso público, avaliação de currículo ou entrevista. Houve teste e houve aprovação. Isso quer dizer que os funcionários que nos atendem em todos os ramos de trabalho, são capazes, posto que foram aprovados em processo seletivo. Isso demonstra que incompetência não é a causa do mal atendimento.

Penso que a causa esteja em nossa cultura. Vemos o trabalho como algo desagradável que fazemos só porque precisamos de dinheiro. Nos preocupamos em agradar o chefe e não o cliente. Somos ensinados a fazer nossa obrigação e não ir além disso. São poucos os que realmente “vestem a camisa”.


Falta preparo? Não creio. A maioria das empresas contrata pessoas com experiência profissional. E quando o funcionário é inexperiente ele tem que contar com a orientação dos empregados mais antigos. Muitas empresas disponibilizam treinamento constante para seus funcionários. Mas ainda assim os problemas continuam.



No meu ramo de trabalho, vejo muitos desrespeitos aos clientes com atitudes que aparentam descaso ao trabalho prestado, como se fosse um favor ao cliente . Educação, respeito e gentileza são qualidades simples que deveriam fazer parte de qualquer profissional . 


O trabalho não é algo que a sociedade nos impõe, mas sim uma forma digna de sobreviver e evoluir. A colaboração não deve existir apenas em palestras de motivação, mas deve fazer parte do dia a dia de qualquer ambiente profissional. Tentar fazer mais e melhor é uma forma de marketing pessoal que pode nos abrir muitas portas. Nosso conceito de trabalho deve ser repensado, levando em consideração muito mais a opinião do público atendido .


Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço, Alex .


 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O TERROR DO TRÂNSITO !!!




Estão expostos em cinco capitais, entre as quais Porto Alegre, marcadores com as estatísticas de um massacre diário. São os números das mortes no trânsito do país, que serão atualizados diariamente em totens instalados nas ruas, como se fossem relógios digitais. A campanha é inspirada em iniciativas semelhantes de outros países, mas só terá sentido se não se resumir à exposição de dados macabros. Morrem por hora no Brasil, em média, quatro pessoas em acidentes em rodovias e ruas. Nos mesmos 60 minutos, 18 são hospitalizadas com ferimentos, muitas das quais com traumas irreversíveis. 

O objetivo da mobilização, com a participação de entidades das mais variadas áreas, é o de alertar a população para os danos da imprudência no trânsito. Os brasileiros convivem com iniciativas como essa há bastante tempo, mas seus efeitos nem sempre são perceptíveis. Primeiro, porque muitas vezes as mobilizações são temporárias e não chegam a contribuir para mudanças de comportamento e para a reversão das estatísticas. Outros fatores conspiram, como a baixa adesão das comunidades, em especial através da propagação de boas ideias nas escolas. Além disso, como alertam os especialistas, ações educativas somente surtem efeitos – mesmo em nações desenvolvidas – se acompanhadas da intensificação da fiscalização e da aplicação de penas severas aos infratores. 

Na semana de lançamento da campanha, a prefeitura de São Paulo dá um bom exemplo nesse sentido. Desde segunda-feira, fiscais de trânsito estão multando todos os motoristas que desrespeitam faixas de pedestres da capital. Lamentavelmente, na inauguração do mutirão paulista, mais de 20 pessoas foram atropeladas em ruas da cidade, onde – como constatou a imprensa – muitos veículos da própria prefeitura desrespeitam regras básicas de trânsito. Em Porto Alegre, campanha de respeito ao pedestre, lançada há dois anos, provocou redução nas mortes por atropelamento. Mas poderia ter obtido melhores resultados se tivesse sido acompanhada de maior rigor com os infratores. 

Como todas as nossas leis se não fiscalizadas caem no descaso, o "jeitinho brasileiro" que na verdade é um verdadeiro tiro no pé, nos leva a fazer parte de estatísticas de terror como as das vitimas do trânsito .

Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ESCOLA E FAMÍLIA - EDUCAÇÃO !!!



A qualidade da Educação Infantil depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a família .Abrir canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes dos pais e ajudar-se mutuamente .Em seu lar a criança experimenta o primeiro contato social de sua vida, convivendo com sua família e os entes queridos .As pessoas que cuidam das crianças, em suas casas, naturalmente possuem laços afetivos e obrigações específicas, bem como diversas das obrigações dos educadores nas escolas .Porém, esses dois aspectos se complementam na formação do caráter e na educação de nossas crianças .

A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente .A vida familiar e escolar se completa .
Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução  .

Os pais e educadores não podem perder de vista que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções e na ética da criança  .É fato que família e escola representam pontos de apoio e sustentação ao ser humano e marcam a sua existência .A parceria família e escola precisa ser cada vez maior, pois quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos serão os resultados na formação do indivíduo  .

O primeiro grupo de pessoas com quem a criança, ao nascer, tem contato é a família ,é neste momento que a criança já  começa a demonstrar suas preferências, seus gostos e suas diferenças individuais .Também a família tem seus hábitos, suas regras, enfim, seu modo de viver .É desse modo que a criança começará a aprender a agir, a se comportar, a demonstrar seus interesses e tentará se comunicar com esta família .Está aí, neste círculo de pessoas que rodeiam a criança, a fonte original da identidade da criança  .Desde cedo, os pais precisam transmitir à criança os seus valores, como, ética, cidadania, solidariedade, respeito ao próximo, auto-estima, respeito ao meio ambiente, enfim, pensamentos que leve essa criança a ser um adulto flexível, que saiba resolver problemas, que esteja aberto ao diálogo, às mudanças, às novas tecnologias .A criança já aprende desde pequena o que a mãe não gosta, o que é perigoso, o que pode e o que não pode fazer . Percebe-se, então, a importância da orientação dos pais.
À família cabe entender que a criança precisa de liberdade, mas por si só não tem condições de avaliar o que é melhor ou pior para ela mesma .A família é o suporte que toda criança precisa e, infelizmente, nem todas têm .É base que vai ajudar a criança a desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania .
Uma ótima semana ,fiquem com Deus .Um grande abraço ,Alex .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...