CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

AUTOPROTEÇÃO !!!



Não tenho dúvida de que a campanha do desarmamento está obtendo resultados muito positivos para a sociedade e, sem dúvida, desta forma, reduzindo o potencial de armas em posse de pessoas de bem irem parar nas mãos de pessoal do mal. Além disso, entendo que indivíduos que um dia compraram uma arma, ou porventura herdaram, mas nunca buscaram conhecimento técnico, não costumam treinar constantemente e, muitas vezes, têm medo do objeto, ou mesmo, aquelas que há muito tempo fizeram um simples curso básico de tiro, efetivamente devem se engajar à campanha e doar suas armas.

Na grande maioria desses casos, as armas estão oxidadas, as munições invalidadas e, além de não atenderem à necessidade de proteção numa real necessidade, ainda são foco de desejo por parte de delinquentes, sendo o que muitas vezes motiva a invasão de uma residência ou propriedade. Nesses casos, os resultados da utilização de arma de fogo em momentos de real necessidade são desastrosos para o cidadão, pois este encontra-se em enorme desvantagem com relação a um marginal.

O que é efetivamente errôneo afirmar é que o índice de homicídios se reduzirá através do desarmamento da população. Se essa teoria fosse correta, os índices de homicídio deveriam estar despencando em nosso país, o que não é realidade. Além disso, o homicídio por natureza, por ser um crime causado por desavença, acerto de contas, motivos passionais e/ou por ação de sociopatas, será ocasionado, na falta de uma arma de fogo, por arma branca, por asfixia, por atropelamento, ou qualquer outro formato que possa ser aplicado para matar uma pessoa.


Sendo assim, devemos lutar para manter sempre os direitos de uma parcela de nossa sociedade, que devido aos crescentes índices de criminalidade e à falência de nossos órgãos de segurança pública, possa achar por bem que deva, sim, utilizar-se de uma arma para proteger a si e a sua família. Nesse caso, o comprador deve se enquadrar nas exigências da Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003, para adquirir e/ou portar uma arma de fogo.

Obviamente, nesses casos, os cidadãos deverão fazer o uso consciente desta ferramenta de proteção pessoal, buscando conhecimento e aperfeiçoamento constante em escolas e clubes legalizados. No momento em que perdermos esse direito, certamente perderemos nossa liberdade. É importante termos ciência de que a campanha do desarmamento não é a proibição da utilização de arma de fogo por pessoas de bem que cumpram as exigências legais.
Uma ótima semana, fiquem com Deus e um grande abraço, Alex.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PARABÉNS MEUS AMIGOS ,PRIMEIRO ANO !!!


Parece que foi ontem com algumas linhas meio tímidas começava o Blog do Taxista Gaúcho ( nome que coloquei porque sou taxista e sou gaúcho e claro não existia ,rsrsrs...) .Voltado para o universo do trânsito nosso de cada dia motoristas e pedestres em nossos deslocamentos diários .

Sem grandes pretensões e com a humildade de um observador ligado nas diferentes influências que sofremos ao participar deste meio ambiente atual .Somos pedestres ,motoristas ,motociclistas e ciclistas interagindo em um constante cenário urbano ,cada vez mais desprovido do espirito comunitário .

O aniversário é do Blog !Mas os parabéns são para todos vocês meus amigos pessoais e virtuais ,amigos que ao longo deste primeiro ano me elogiaram ,criticaram ,comentaram ,deram sugestões e uma grande força ,para que cada vez mais eu busque novos ângulos ou nem tão novos de transmitir um pouco do que vejo e sinto mergulhado neste labirinto urbano . 

Está postagem é um agradecimento e reconhecimento do quanto importante são todos vocês meus amigos leitores ,novamente meus parabéns e que está data se repita por muitos e muitos anos .Fiquem com Deus ,uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MOBILIDADE URBANA !!!



Mobilidade Urbana é definida como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização de suas atividades cotidianas, como trabalho, abastecimento, educação, saúde, cultura, recreação e lazer. Se a Mobilidade Urbana é adequada, as pessoas e bens conseguem realizar estas atividades em um tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro.

Soluções para melhorar a Mobilidade Urbana das grandes metrópoles Brasileiras são consideradas essenciais atualmente, devido não só à grande demanda de deslocamento de pessoas e bens, que já existe, mas ao seu crescimento, que supera o próprio crescimento populacional, e não é acompanhado pelo crescimento da infraestrutura, já que a oferta do sistema e espaço viário é inextensível dentro destas cidades. No Brasil, o número de veículos triplicou entre 2000 e 2010, e algumas cidades já possuem mais de dois veículos por habitante, um crescimento maior do que o da própria população, com uma infraestrutura estagnada desde a década de 1970. Somente a cidade de São Paulo desperdiça mais de R$5 bilhões anualmente com os atrasos causados pelos congestionamentos, contabilizando horas de trabalho das pessoas, combustível desperdiçado, acidentes e poluição ambiental, segundo um estudo da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Recentemente, alguns exemplos mostram que cidades menores, com menos de 500.000 habitantes, também sofrem com problemas de Mobilidade Urbana, causados por picos de tráfego em horários de rush, grandes eventos esportivos ou culturais, como jogos de futebol e shows de música, que acabam demandando mais capacidade da estrutura viária do que está disponível.


Para solucionar o problema, além de planejar as modificações futuras adequadamente e de maneira multidisciplinar, pois o transporte de pessoas envolve questões ambientais, sociais e econômicas, é importante otimizar os recursos existentes, tornando as cidades mais inteligentes. Estas cidades inteligentes serão aquelas com um nível de maturidade no qual os dados estejam integrados e disponíveis para as tecnologias. De fato, somente as cidades inteligentes serão capazes de lidar com os congestionamentos cada vez mais frequentes e promover um estilo de vida que não seja dependente do automóvel, em uma cidade onde os diversos tipos de transporte público se encontrarão de forma transparente, segura e confortável para as pessoas, que não mais trocarão viagens curtas a pé e de bicicleta por locomoções de carro.

As cidades precisam de uma solução para tomar decisões rápidas frente aos problemas e atuar gerenciando informações em tempo real. Neste exato momento, quais são as vias ou os corredores da cidade que estão operando de maneira anormal? Em um Centro de Controle de Operações  dotado de câmeras de vídeo, estas vias podem ser observadas e a correta operação pode ser traçada, integrando os outros sistemas necessários. Outras soluções como simulação de cenários para interdição de ruas, com a possibilidade de pré-visualizar a consequência da interdição de um determinado trecho no fluxo da malha viária, além de controle de semáforos em tempo real para melhoria do fluxo e redução de congestionamentos.


Que tipo de serviço de Mobilidade Urbana as pessoas gostariam de possuir atualmente em sua cidade? Basicamente informação e alternativas. Todos que precisam se locomover ou locomover bens através de grandes cidades por sua malha viária gostariam de ter previsibilidade, possuindo informações atualizadas de tempo de viagem nos principais corredores e suas alternativas, sendo capazes de gerir melhor o seu tempo.O Twitter é outra ferramenta que tem sido usada pelas pessoas para trocar informações em tempo real sobre o trânsito. Faz-se necessário agrupar estas informações em um contexto adequado e dedicado a isto, e através da fusão destes dados na rede de sensores, prover serviços básicos para a população, seja através de terminais e telas espalhadas pela cidade, seja através dos próprios smartphones, que sempre acompanham as pessoas, o dia inteiro. Desta maneira, é possível tornar o ambiente urbano mais inteligente, interativo e com serviços capazes de informar, localizar e suportar as pessoas na integração dos diversos tipos de transporte, desde o carro particular, a bicicleta e a caminhada até os transportes públicos, como ônibus e metrô.
Uma ótima semana, fiquem com Deus e um grande abraço, Alex.


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

E O NOSSO PATRIOTISMO ???



Estamos na semana da Pátria. Hoje comemoramos a Independência do Brasil. A palavra pátria significa solidariedade e reconhecimento das raízes de seu povo. Está atrelada ao sentimento e ao entendimento que cada pessoa possui perante o seu país, a sua cidade, bairro e as atividades como cidadão consciente. Mas a data, infelizmente, é lembrada por muitas pessoas como apenas mais um feriado no calendário. 

O patriotismo está dentro de cada um de nós, e só nos tornamos patriotas quando entendemos que determinados fatos foram importantes para a construção da nação em que estamos inseridos. Precisamos estar ligados emocionalmente com fatores afetivos, culturais e sociais. Só assim realizaremos ações patriotas e importantes para a sociedade.

Aprendi, quando criança, assim como deve ter acontecido com a maioria dos amigos, a amar a pátria. Primeiro, em casa. Admirávamos tudo o que representasse brasilidade, de concurso de Miss Brasil a Desfile Cívico. De jogo da Copa do Mundo a posse de presidente da República. Onde houvesse Brasil, lá deveriam estar nossas atenções. Isso despertava um sentimento de fazer parte, de cooperação, de solidariedade.Na escola, idem. A Semana da Pátria tinha rituais sagrados: desenho da bandeira, estudo mais aprofundado da História e, claro, desfile na avenida. Banda marcial do município! Hino, hasteamento e arriamento das bandeiras! Fita verde e amarela na lapela! Casas com bandeira nas janelas – não apenas os órgãos públicos.

Hoje, essas manifestações empalideceram. Não movem nem comovem. Nas residências, em Porto Alegre ou no Interior, não há sinais da comemoração. Mais comum é ver bandeiras da dupla Gre-Nal. Nas repartições, não é muito diferente. Pelas ruas, são quase inexistentes as manifestações de homenagem ao país. Quando existem, são meramente tímidas. Envergonhadas.

A sociedade confundiu a pátria com apenas o que nela há de ruim. Como se nada houvesse a comemorar. Como se amar o país significasse uma aprovação ao que de contraditório há nele.O civismo, pelo contrário, deveria ser o ímpeto a impulsionar a preservação do certo e a mudança do errado. É o sentimento cívico, que conduz o povo à evolução. Aqui, vemos uma sociedade descaraterizada, acomodada até mesmo aos baixos padrões éticos da cena política.E está realizando-se o sonho de consumo dos lobos de plantão: uma sociedade de comportados cordeiros.

Sei que essas minhas constatações e ideias não são novas. Mas que, nesta Semana da Pátria, sirvam como que uma nesga de contribuição para mudar um Brasil que fez desacreditar grande parte de suas instituições e de seus representantes. Isso porque jamais se conseguiu melhorar uma nação com uma postura indiferente e apolítica.Que a desmotivação com o mal, não ofusque nosso ímpeto em favor do bem. Ou tudo estará cada vez mais perdido.

Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...