CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

E O NOSSO PATRIOTISMO ???



Estamos na semana da Pátria. Hoje comemoramos a Independência do Brasil. A palavra pátria significa solidariedade e reconhecimento das raízes de seu povo. Está atrelada ao sentimento e ao entendimento que cada pessoa possui perante o seu país, a sua cidade, bairro e as atividades como cidadão consciente. Mas a data, infelizmente, é lembrada por muitas pessoas como apenas mais um feriado no calendário. 

O patriotismo está dentro de cada um de nós, e só nos tornamos patriotas quando entendemos que determinados fatos foram importantes para a construção da nação em que estamos inseridos. Precisamos estar ligados emocionalmente com fatores afetivos, culturais e sociais. Só assim realizaremos ações patriotas e importantes para a sociedade.

Aprendi, quando criança, assim como deve ter acontecido com a maioria dos amigos, a amar a pátria. Primeiro, em casa. Admirávamos tudo o que representasse brasilidade, de concurso de Miss Brasil a Desfile Cívico. De jogo da Copa do Mundo a posse de presidente da República. Onde houvesse Brasil, lá deveriam estar nossas atenções. Isso despertava um sentimento de fazer parte, de cooperação, de solidariedade.Na escola, idem. A Semana da Pátria tinha rituais sagrados: desenho da bandeira, estudo mais aprofundado da História e, claro, desfile na avenida. Banda marcial do município! Hino, hasteamento e arriamento das bandeiras! Fita verde e amarela na lapela! Casas com bandeira nas janelas – não apenas os órgãos públicos.

Hoje, essas manifestações empalideceram. Não movem nem comovem. Nas residências, em Porto Alegre ou no Interior, não há sinais da comemoração. Mais comum é ver bandeiras da dupla Gre-Nal. Nas repartições, não é muito diferente. Pelas ruas, são quase inexistentes as manifestações de homenagem ao país. Quando existem, são meramente tímidas. Envergonhadas.

A sociedade confundiu a pátria com apenas o que nela há de ruim. Como se nada houvesse a comemorar. Como se amar o país significasse uma aprovação ao que de contraditório há nele.O civismo, pelo contrário, deveria ser o ímpeto a impulsionar a preservação do certo e a mudança do errado. É o sentimento cívico, que conduz o povo à evolução. Aqui, vemos uma sociedade descaraterizada, acomodada até mesmo aos baixos padrões éticos da cena política.E está realizando-se o sonho de consumo dos lobos de plantão: uma sociedade de comportados cordeiros.

Sei que essas minhas constatações e ideias não são novas. Mas que, nesta Semana da Pátria, sirvam como que uma nesga de contribuição para mudar um Brasil que fez desacreditar grande parte de suas instituições e de seus representantes. Isso porque jamais se conseguiu melhorar uma nação com uma postura indiferente e apolítica.Que a desmotivação com o mal, não ofusque nosso ímpeto em favor do bem. Ou tudo estará cada vez mais perdido.

Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

2 comentários:

  1. Alex,
    Obrigado e pra você também, mas chega de hipocrisia!
    Apenas os pobres podem e devem ser PATRIOTAS?
    E o restante, são tudo ALI BABA, QUADRILHEIROS, SAFADOS, CORRUPTOS, E JAMAIS ESTES LEMBRARÃO QUE EXISTE PATRIOTISMO.
    Para eles chama-se ! DINHEIRO NO BOLSO !
    Estou tentando mudar o meu patriotismo para ser igual a eles, aliás, roubar como eles.

    João Bosco

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo pelo seu blog e claro hj em dia poucos tem amor a patria alias esses politicos que deveriam impor leis mais pesadas la no congresso em Brasilia eles roubam dos outros e pior eles não tem nem amorr a Patria infelizmente esse e o mundo que nos vivemos.
    fora isso gostei de vir aqui no seu blog espero que vc goste dos meus blogs me visite

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    grato

    junior

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...