CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O APOCALIPSE DO TRANSITO ...



Os números são sempre crescentes e surpreendentes: cada vez mais morrem pessoas no trânsito. As campanhas preventivas, pedagógicas, depoimentos emocionantes e tristes já se fazem dia a dia, mas nada parece interromper esta anomalia social.

Homens, mulheres, jovens e idosos, pobres e ricos escolheram as vias públicas para determinar até onde podem competir com a vida, a sua e a dos outros, infelizmente. Não é mais um sintoma isolado de quem bebe, de quem é jovem demais, de quem é irresponsável, é uma alienação coletiva em torno da emblemática figura da morte, quando tudo deveria ser pela defesa radical da vida.

Mesmo sem adjetivos possíveis, é triste, doloroso e cruel este processo em que uma civilização constrói, um meio de suicídio, com tal força e ímpeto, que se tornam imunes a toda mensagem que homeopaticamente nos acostuma às cenas, aos relatos dos sobreviventes, destroçados, física e emocionalmente.

A sedução da velocidade, da impunidade e da possibilidade de projetar no veículo a sensação viciante de um momento ímpar de adrenalina reduziram o preço da sobrevivência, na medida em que a tragédia e a dor parecem mais glamourosas do que existir no tempo e no ser.

O período de férias, praia, está aí, e como tal a fera esta solta com liberdade, o medo, a velocidade e o trânsito parece que esperamos ou ignoramos os números daqueles que vão esquecer todo o bom senso e todo o apego à vida.


Venho clamar por algum tipo de bom senso perdido, sem parecer demagógico ou mesmo excessivamente piegas, já que defender a existência é um direito de todos e um dever para todos. 

Que o "deslocar-se" não seja uma corrida contra tudo aquilo que importa, seja lá o que for, mas que esteja, pelo menos, no espaço da coexistência da vida e da sobrevivência.Que a vida, urgente, se torne capaz de prevalecer e que o suicídio de uma geração desapareça, silenciosamente, na memória dos homens.

Bem meus amigos, espero que tenham um verão de muita paz e segurança, fiquem com Deus, e um grande abraço, Alex.

3 comentários:

  1. Gostei Alex, as suas colocações são inteiramente pertinentes, e fico feliz que você consiga esta visão mesmo estando DENTRO da questão, o que aliás, lhe confere maior autoridade pela experiência.A nossa Sociedade está doente Alex, e o volante é um símbolo de PODER, com o qual as "inseguranças" são descarregadas. Tratamento, disciplina e Educação será a receita amigo, e continue sereno, não se deixando contaminar. Abraço amigo, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alex!
    Sem dúvida alguma, hoje o trânsito é um caos vivido nas grandes cidades. Muita prudência e acima de tudo paciência para que todos façam valer o direito uns dos outros de ir e vir. A responsabilidade é a chave para que se mantenha a ordem e evite os acidentes...fatais ou não.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Alex, eu fiquei em choque nesta semana ao ler O Globo, sobre um acidente terrivel, um onibus bateu no outro por negligencia de um dos motoristas, impressou uma gravida que morreu na hora e aff.... nem melhor contar...o fato que um medico que estava perto recolheu o bebezinho expelido e levou ao hospital. Parece que vai sobreviver! Nossa... quanta falta de paciencia e respeito no transito! Esses motoristas de onibus sao uns animais! Eu nem consigo me segurar quando entrou num, parece que transportam uma boiada!

    Infelizmente, os jovens, especialmente, eles, continuam velozes demais no volante e com pouca experiencia!

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...