CURSO DE INGLÊS ...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ESSES CATADORES E SUAS CARROÇAS !!!

Na cidade de Porto Alegre foi aprovada uma lei que proíbe o trânsito de veículos de tração animal, conhecidos por carroças. A lei entrará em vigor no ano 2015. Esses veículos competem nas ruas e estradas com os veículos motorizados colocando em risco a vida dos condutores e também dos animais.
Não há nenhuma regulamentação para a condução desse tipo de veículo e por isso muitas vezes são dirigidos por crianças que açoitam os animais para aumentar a velocidade e o risco de acidentes é maior ainda.

Estou dirigindo ,tentando movimentar-me por todo este trafégo ,quando em uma ultrapassagem me deparo com uma carroça.Acreditem ,circulando na faixa da esquerda ,em uma das principais avenidas de Porto Alegre e em horário de grande movimento .
O que fazer...Eu ainda consegui controlar bem o carro ,e não disse nada ao carroceiro (como se resolvesse algo!) .

Mas comecei a pensar ,vivemos em uma metrópole em pleno século 21 , em um tráfego cada vez maior de veículos (com toda a facilidade de compras de carros),como ainda admitir que  um transporte do Brasil colonial faça parte de nosso já tão complicado transito.

Onde está o bom senso politico e público que ainda permiti que esta insegurança generalizada ainda persista !

Eu sei que os carroceiros ,em sua grande maioria ,estão trabalhando coletando recicláveis ,colaborando e muito com o nosso meio ambiente .Mas podemos inicialmente criar um horário diferenciado (das 22 as 6 hs.) ,para que continuem neste trabalho com mais tranquilidade e segurança .


Há também muitos veículos de tração humana que são utilizados para coleta de resíduos recicláveis. Justamente no final de tarde é que eles saem para recolher papéis e outros resíduos. Normalmente são várias pessoas, sendo a mãe a pessoa que traciona o veículo e os filhos vão revirando os sacos de lixo a procura de materiais. O risco é grande, pois disputam o fluxo do trânsito e ainda fazem a travessia da rua várias vezes na disputa pelos resíduos que encontram.


As autoridades de trânsito nada fazem em relação a esses veículos, pois são pessoas pobres que estão tentando sobreviver. Quando os acidentes acontecem é que vem a tona a fragilidade desses veículos na disputa do fluxo do trânsito nas cidades.

Mas antes da data limite da remoção das carroças  ,quem sabe criar mais equipes ,nas prefeituras do estado ,de coleta seletiva de lixo e também mais usinas de reciclagem ,para que estes especialistas do mercado (os carroceiros e catadores) possam seguir levando o sustento para suas familias.

Uma ótima semana e um grande abraço , Alex .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...