CURSO DE INGLÊS ...

terça-feira, 28 de junho de 2011

ATENÇÃO ...PRIMEIROS SOCORROS !!!

Em meu dia-a-dia no transito vivencio diversas situações de emergência ,as quais gostaria de ter muito mais conhecimento de primeiros socorros ,para poder auxiliar os necessitados .
Diante de um acidente na rua, sempre aparece uma 'alma caridosa' disposta a ajudar. O instinto de solidariedade, porém, precisa vir acompanhado por uma dose de prudência, bom senso e de conhecimento básico sobre primeiros socorros. Do contrário, o candidato a herói pode agravar a situação da vítima e até se tornar uma delas. Segundo especialistas, é grande o número de pessoas que, ao prestar socorro, acabam feridas. De acordo com o médico Alvaro Luis Regis Lemos, diretor da empresa MedSalva (SP) de assistência domiciliar de urgência e emergência, mais do que coragem, um socorrista precisa ter autocontrole e liderança.

Seja qual for a gravidade de uma colisão no trânsito, a primeira iniciativa é discar 193 e acionar uma unidade do Corpo de Bombeiros. Não esqueça de mencionar a presença de feridos no local. Assim, a equipe virá acompanhada por paramédicos. O passo seguinte é afastar os curiosos e observar as condições de segurança da área. Por precaução, é sempre bom usar um par de luvas de borracha no atendimento aos feridos. Além disso, deve-se mexer o mínimo possível na vítima. "Um movimento errado pode provocar desde novas fraturas até comprometer de vez a coluna dos acidentados". Se estiverem conscientes, faça perguntas simples para avaliar a gravidade dos ferimentos. No caso de vítimas inconscientes, só tente reanimá-las depois de confirmar a ausência de respiração e/ou de batimentos cardíacos. "Mais de 15 minutos sem essas funções vitais aumentam os riscos de lesões neurológicas graves e de morte. Por isso, uma assistência antes do resgate às vezes é a única esperança". Confira, a seguir, como ajudar vítimas de acidentes a lutarem contra o tempo.

1º EXAMINE AS FUNÇÕES VITAIS
Mesmo inconsciente, uma pessoa pode estar com a respiração e os batimentos cardíacos em ordem. Para checar a entrada e a saída de ar, aproxime um espelho do nariz e da boca da vítima. Se embaçar, é porque, mesmo fraco, ainda circula. Quanto à pulsação, posicione a ponta dos dedos no pescoço sobre a artéria carótida (vaso em comunicação mais direta com o coração).

2º FAÇA RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA
Se a freqüência respiratória for nula, posicione o acidentado de barriga para cima. Segure sua testa, inclinando a cabeça para trás. Com a outra mão, puxe o queixo e abra a boca. Apertando as narinas, assopre o máximo de ar para os pulmões dele. Depois, solte. Repita o procedimento 22 vezes por minuto.

3º RESSUSCITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA 
Quando não há batimentos cardíacos, é preciso recorrer à respiração boca a boca e à massagem cardíaca. Posicione as mãos sobrepostas em cima do esterno (osso do tórax) e pressione. Em um adulto, dê três assopros para cada seqüência de 12 massagens, feitas na freqüência de 80 a 100 vezes por minuto.
  
4º ESTANQUE A HEMORRAGIAPara conter a perda de sangue, pressione um pedaço de pano sobre o ferimento até a chegada do resgate. No caso de sangramento nasal, eleve a cabeça da vítima e aplique gelo. Cobrir a pessoa com uma manta ou um lençol também ajuda a evitar a hipotermia (queda de temperatura corporal).

OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SOCORRISTA

1 Não banque o herói: agir por impulso e colocar a própria vida em risco pode agravar a situação do acidente e aumentar o número de vítimas.
2 Ligue para 193: só o Corpo de Bombeiros tem os equipamentos necessários para socorrer os envolvidos em acidentes automobilísticos que podem estar presos nas ferragens, por exemplo. Informe sempre:
seu nome e telefone
pontos de referência
Local do acidente
Veículos envolvidos
Condições dos acidentados
Gravidade dos ferimentos
Situação do trânsito no local
3 Avalie a segurança em torno: isole a área e certifique-se de que não há focos de incêndio ou vazamento de combustível. Evite mexer nos escombros sem luvas de borracha e tenha sempre por perto um extintor.
4 Mantenha a calma e o comando: mais do que coragem, virtudes como autocontrole e liderança são essenciais em situações de emergência. Assim, é possível afastar a multidão de curiosos, conter os desesperados e delegar funções, tornando o atendimento mais eficaz.
5 Afaste qualquer preconceito: todos merecem atenção, independentemente de cor, raça e sexo. Em caso de acidente com inúmeras vítimas, dê preferência àquelas com prejuízos cardíacos e respiratórios.


Espero ter levado uma informação importante com esta postagem ,fiquem com Deus . Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex . 





3 comentários:

  1. Meu grande Amigo Alex, seu post é muito importante, pois nos transmite grandes ensinamentos que podem quando bem utilizados vir a salvar vidas, gostei de re lembrar sua orientações de primeiros socorros entre eles: "OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SOCORRISTA

    1 Não banque o herói: agir por impulso e colocar a própria vida em risco pode agravar a situação do acidente e aumentar o número de vítimas.
    2 Ligue para 193: só o Corpo de Bombeiros tem os equipamentos necessários para socorrer os envolvidos em acidentes automobilísticos que podem estar presos nas ferragens, por exemplo. Informe sempre:
    seu nome e telefone
    pontos de referência
    Local do acidente
    Veículos envolvidos
    Condições dos acidentados
    Gravidade dos ferimentos
    Situação do trânsito no local
    3 Avalie a segurança em torno: isole a área e certifique-se de que não há focos de incêndio ou vazamento de combustível. Evite mexer nos escombros sem luvas de borracha e tenha sempre por perto um extintor.
    4 Mantenha a calma e o comando: mais do que coragem, virtudes como autocontrole e liderança são essenciais em situações de emergência. Assim, é possível afastar a multidão de curiosos, conter os desesperados e delegar funções, tornando o atendimento mais eficaz.
    5 Afaste qualquer preconceito: todos merecem atenção, independentemente de cor, raça e sexo. Em caso de acidente com inúmeras vítimas, dê preferência àquelas com prejuízos cardíacos e respiratórios."

    ResponderExcluir
  2. Olá Alex, gostei muito de sua postagem ,pois nos traz importantes informações que pode nos auxiliar e muito em situações de socorro e que cada ato ensinado acima faz toda a diferença para que possamos ajudar alguém ou até mesmo um dos nossos, parabéns. Deka

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, eutive curso de primeiros socorros nas empresas que trabalhei. Acho todas as empresas deveriam ter este curso. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...