CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O TERROR DO TRÂNSITO !!!




Estão expostos em cinco capitais, entre as quais Porto Alegre, marcadores com as estatísticas de um massacre diário. São os números das mortes no trânsito do país, que serão atualizados diariamente em totens instalados nas ruas, como se fossem relógios digitais. A campanha é inspirada em iniciativas semelhantes de outros países, mas só terá sentido se não se resumir à exposição de dados macabros. Morrem por hora no Brasil, em média, quatro pessoas em acidentes em rodovias e ruas. Nos mesmos 60 minutos, 18 são hospitalizadas com ferimentos, muitas das quais com traumas irreversíveis. 

O objetivo da mobilização, com a participação de entidades das mais variadas áreas, é o de alertar a população para os danos da imprudência no trânsito. Os brasileiros convivem com iniciativas como essa há bastante tempo, mas seus efeitos nem sempre são perceptíveis. Primeiro, porque muitas vezes as mobilizações são temporárias e não chegam a contribuir para mudanças de comportamento e para a reversão das estatísticas. Outros fatores conspiram, como a baixa adesão das comunidades, em especial através da propagação de boas ideias nas escolas. Além disso, como alertam os especialistas, ações educativas somente surtem efeitos – mesmo em nações desenvolvidas – se acompanhadas da intensificação da fiscalização e da aplicação de penas severas aos infratores. 

Na semana de lançamento da campanha, a prefeitura de São Paulo dá um bom exemplo nesse sentido. Desde segunda-feira, fiscais de trânsito estão multando todos os motoristas que desrespeitam faixas de pedestres da capital. Lamentavelmente, na inauguração do mutirão paulista, mais de 20 pessoas foram atropeladas em ruas da cidade, onde – como constatou a imprensa – muitos veículos da própria prefeitura desrespeitam regras básicas de trânsito. Em Porto Alegre, campanha de respeito ao pedestre, lançada há dois anos, provocou redução nas mortes por atropelamento. Mas poderia ter obtido melhores resultados se tivesse sido acompanhada de maior rigor com os infratores. 

Como todas as nossas leis se não fiscalizadas caem no descaso, o "jeitinho brasileiro" que na verdade é um verdadeiro tiro no pé, nos leva a fazer parte de estatísticas de terror como as das vitimas do trânsito .

Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

4 comentários:

  1. A maioria dos acidentes são causados por jovens que acabaram de tirar suas cartas de motorista ai eles se acham que são bons demais e saem fazendo asneiras no trânsito.

    ResponderExcluir
  2. Alex, nesta semana, após o trabalho, peguei um onibus, linha 382 que mais parecia um jato desconfortável. O trajeto que em bom transito se leva ate uns 30 minutos - porque tem paradas, eu levei nem 15! Eu fiquei APAVORADA! Como agradeci a Deus por ter descido logo no início da Barra. Coitados dos que permaneceram. Eu nao consegui esquecer e fiquei pensando se todos chegaram bem. Mesmo sem acidente externo, uma pessoa pode se desequilibrar dentro e sofrer um grave acidente. Aconteceu com uma empregada que na roleta acabou se ferindo, tendo fratura exposta no tornozelo. Então?!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite...
    A questão do acidente de trânsito é bem amplo, e é de fundamental importância.
    Acredito que o código de trânsito precisa ser revistos em todos aspectos, e que seja de fato implantado na grade curricular das escolas de ensino fundamental e médio.
    Educação e melhor conhecimento é base pra todas as ações!
    Parabéns pela seu blog muito informativo.
    São atitudes assim que o nosso país precisa para progredir....
    Grande abraço,
    Sociologa

    ResponderExcluir
  4. ola Alex, tudo bem!!!muito interessante seu blog, é sempre bom falar dessa questão de acidentes de trânsito, sabemos que existe muito motoristas responsaável e outros nem tanto, concordo com amiga que falou que as leis de transito pprecisa ser revista em todos os aspectos, muitos precisam aprender a dar valor a sua vida e a vida dos outros tbm. parabéns!!!sucesso. seguindo vc aqui. tenha uma otima tarde. bjs
    ahhhhhhhaguardo sua visitinha no meu blog, caso goste do que ver por lá e quizer me seguir será uma honra.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...