CURSO DE INGLÊS ...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MOBILIDADE URBANA !!!



Mobilidade Urbana é definida como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização de suas atividades cotidianas, como trabalho, abastecimento, educação, saúde, cultura, recreação e lazer. Se a Mobilidade Urbana é adequada, as pessoas e bens conseguem realizar estas atividades em um tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro.

Soluções para melhorar a Mobilidade Urbana das grandes metrópoles Brasileiras são consideradas essenciais atualmente, devido não só à grande demanda de deslocamento de pessoas e bens, que já existe, mas ao seu crescimento, que supera o próprio crescimento populacional, e não é acompanhado pelo crescimento da infraestrutura, já que a oferta do sistema e espaço viário é inextensível dentro destas cidades. No Brasil, o número de veículos triplicou entre 2000 e 2010, e algumas cidades já possuem mais de dois veículos por habitante, um crescimento maior do que o da própria população, com uma infraestrutura estagnada desde a década de 1970. Somente a cidade de São Paulo desperdiça mais de R$5 bilhões anualmente com os atrasos causados pelos congestionamentos, contabilizando horas de trabalho das pessoas, combustível desperdiçado, acidentes e poluição ambiental, segundo um estudo da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Recentemente, alguns exemplos mostram que cidades menores, com menos de 500.000 habitantes, também sofrem com problemas de Mobilidade Urbana, causados por picos de tráfego em horários de rush, grandes eventos esportivos ou culturais, como jogos de futebol e shows de música, que acabam demandando mais capacidade da estrutura viária do que está disponível.


Para solucionar o problema, além de planejar as modificações futuras adequadamente e de maneira multidisciplinar, pois o transporte de pessoas envolve questões ambientais, sociais e econômicas, é importante otimizar os recursos existentes, tornando as cidades mais inteligentes. Estas cidades inteligentes serão aquelas com um nível de maturidade no qual os dados estejam integrados e disponíveis para as tecnologias. De fato, somente as cidades inteligentes serão capazes de lidar com os congestionamentos cada vez mais frequentes e promover um estilo de vida que não seja dependente do automóvel, em uma cidade onde os diversos tipos de transporte público se encontrarão de forma transparente, segura e confortável para as pessoas, que não mais trocarão viagens curtas a pé e de bicicleta por locomoções de carro.

As cidades precisam de uma solução para tomar decisões rápidas frente aos problemas e atuar gerenciando informações em tempo real. Neste exato momento, quais são as vias ou os corredores da cidade que estão operando de maneira anormal? Em um Centro de Controle de Operações  dotado de câmeras de vídeo, estas vias podem ser observadas e a correta operação pode ser traçada, integrando os outros sistemas necessários. Outras soluções como simulação de cenários para interdição de ruas, com a possibilidade de pré-visualizar a consequência da interdição de um determinado trecho no fluxo da malha viária, além de controle de semáforos em tempo real para melhoria do fluxo e redução de congestionamentos.


Que tipo de serviço de Mobilidade Urbana as pessoas gostariam de possuir atualmente em sua cidade? Basicamente informação e alternativas. Todos que precisam se locomover ou locomover bens através de grandes cidades por sua malha viária gostariam de ter previsibilidade, possuindo informações atualizadas de tempo de viagem nos principais corredores e suas alternativas, sendo capazes de gerir melhor o seu tempo.O Twitter é outra ferramenta que tem sido usada pelas pessoas para trocar informações em tempo real sobre o trânsito. Faz-se necessário agrupar estas informações em um contexto adequado e dedicado a isto, e através da fusão destes dados na rede de sensores, prover serviços básicos para a população, seja através de terminais e telas espalhadas pela cidade, seja através dos próprios smartphones, que sempre acompanham as pessoas, o dia inteiro. Desta maneira, é possível tornar o ambiente urbano mais inteligente, interativo e com serviços capazes de informar, localizar e suportar as pessoas na integração dos diversos tipos de transporte, desde o carro particular, a bicicleta e a caminhada até os transportes públicos, como ônibus e metrô.
Uma ótima semana, fiquem com Deus e um grande abraço, Alex.


Um comentário:

  1. Acho desnecessário uma pessoa ter 2 carros, passa a ser ganancia demais, fora do limite. 1 tá bom e olhe lá.

    "Somente a cidade de São Paulo desperdiça mais de R$5 bilhões anualmente com os atrasos causados pelos congestionamentos" , dados que assustam demais, é muito dinheiro jogado fora!

    Adorei o texto, excelente informativo sobre o assunto!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...