CURSO DE INGLÊS ...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

QUANDO DEVO PARAR DE DIRIGIR ???


Se o seu pai idoso ou outro membro da família é como a maioria das pessoas, a decisão de parar de dirigir é provável que seja dolorosa. Ela levanta uma série de problemas práticos (Como é que eu vou ir ao médico? E sobre minhas saídas semanais para jantar e um filme?).Também representa uma outra perda em um momento da vida já fustigada por grandes perdas -. De independência, de saúde, amigos e entes queridos ao longo da vida. Por razões práticas e emocionais, então, desistir de dirigir é uma transição que todos os envolvidos querem adiar o maior tempo possível. Não é de admirar que os filhos adultos e muitos cônjuges dizem que tirar as chaves do carro está entre as coisas mais difíceis de fazer.


Ainda assim, se você tiver preocupações sobre a capacidade de condução de um membro da família, é vital não ignorá-las. Muitos idosos são capazes de conduzir com segurança bem em seus 80 anos e até início dos 90 anos, mas também é comum para os idosos terem problemas de visão e audição, diminuição dos reflexos, e doenças que podem comprometer sua capacidade de dirigir com segurança.

É muito importante não provocar um membro da família a parar de dirigir até que você esteja convencido de que ele é realmente perigoso ao volante. Os especialistas concordam que a idade por si só não é parâmetro para pobres habilidades de condução. Motoristas mais velhos realmente causam menos acidentes e atropelamentos do que motoristas de qualquer outro grupo etário, e também os idosos são bem mais cautelosos com a segurança ao volante: Eles estão mais propensos do que os outros motoristas a usar cinto de segurança, e menos probabilidade de beber e dirigir. 


Como você pode dizer quando chegou a hora de alguém parar de dirigir? Deixo a seguir algumas diretrizes que irão ajudá-lo a evitar ser alarmista, e ao mesmo tempo, perceber quando é chegada a hora que a condução não é mais uma atividade segura para o seu ente querido.

Condições de Saúde - Deficiências físicas e mentais que acompanham o envelhecimento, da doença de Parkinson até a demência.

Comprometimento Visual - Visão é obviamente um componente chave da capacidade de condução. Na verdade, 90% da informação necessária para dirigir com segurança se relaciona com a capacidade de ver claramente. De fazer a leitura clara do velocímetro, para detectar pedestres ao largo da estrada, boa condução requer uma boa visão. Deterioração da visão é um efeito inevitável do envelhecimento, em pessoas com 75 anos e mais velhos, as taxas de deficiência visual aumentam significativamente. À medida que o olho envelhece, muito menos luz atinge a retina, olhos mais velhos são mais suscetíveis à catarata, glaucoma e outros problemas que prejudicam a visão. 

Deficiência Auditiva - Um terço das pessoas acima de 65 anos têm problemas de audição. Perda de audição pode acontecer de forma gradual, sem perceber, e minar a sua capacidade de ouvir buzinas, pneus cantando, sirenes e outros sons que normalmente colocariam alguém em estado de alerta. 

Medicamentos - Muitas drogas podem comprometer a capacidade de condução por causar sonolência, visão turva, tremores, ou outros efeitos colaterais. Certos medicamentos tomados em combinação também podem interagir e causar sérios problemas. Se um membro da sua família toma um monte de comprimidos diariamente, seria prudente educar-se sobre as drogas e possíveis efeitos colaterais. Mesmo remédios fitoterápicos e os que não necessitam receita podem também afetar a capacidade de condução. 

Bebidas Alcoólicas - Beber e dirigir é sempre uma combinação perigosa;adicione velhice à mistura e você tem um desastre esperando para acontecer. Em pessoas com mais idade, o álcool permanece mais tempo no organismo e diminui a tolerância. Além disso, pessoas idosas são susceptíveis a estarem medicadas,o que pode agravar os efeitos do álcool. Se beber, não dirija ... Se você suspeita que seu familiar é de beber e dirigir, não espere tome uma decisão.


Descubra se ele tem recebido muitas multas de trânsito. Preste atenção se ele está relutante em conduzir à noite, parece tenso ou exausto depois de dirigir, ou queixa-se de se perder.Discretamente check com os seus amigos e vizinhos e pergunte se eles notaram algum problema de dirigir.

Quando você acompanhar o seu familiar em um compromisso ou passeio, encorajá-o a assumir o volante e olhe para esses sinais de problemas de condução:

Será que ele colocou o cinto de segurança?
Será que ele sente-se confortavelmente ao volante, ou ele debruçasse para frente ou mostra sinais de desconforto?
Ele parece tenso e preocupado, ou distrai facilmente?
Ele é atento a semáforos, sinais de trânsito, pedestres e as reações dos outros motoristas?
Será que ele muitas vezes fica muito perto dos outros carros ou deriva em direção à pista contrária ou em outras faixas?
Ele reage lentamente ou confuso em situações inesperadas?
Se você dirigiu com ele algumas vezes e notou problemas, é hora de 
iniciar uma discussão, fale sobre as suas preocupações e que seria hora de parar de dirigir.

Fiquem com Deus, uma ótima semana e um grande abraço, Alex .

Um comentário:

  1. Muitos infelizmente não reconhecem os seus limites e tomar uma decisão não é nada fácil principalmente quando algo faz parte de nossas vidas a muito tempo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...