CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

VIDAS EM RISCO, SANEAMENTO BÁSICO !!!



Hoje em meu trabalho me encontrei envolvido em uma tempestade de verão, muita água e vento forte, combinação esta que rapidamente alagou as nossas ruas. Situações que levam o sofrimento as pessoas que menos têm, com moradia e urbanização precárias.  
Não devemos nos surpreender com a volta das epidemias, na medida em que estas são um claro reflexo do quadro precário das condições de vida e de saúde. Não é preciso falar dos problemas do sistema de saúde pública, do precário atendimento e das dificuldades de acesso aos serviços de saúde, pela população de baixa renda.
O impacto das enchentes e da falta de saneamento básico, um problema que parece não ter fim nas nossas cidades, se mede pelo aumento dos casos de sarampo e leptospirose.
Os riscos socioambientais se acentuam em virtude da urbanização predatória e seus reflexos: aumentos das enchentes, problemas cada vez mais complexos na gestão dos resíduos sólidos e a interferência crescente do seu despejo inadequado em nosso meio ambiente, e impactos cada vez maiores da poluição do ar na saúde da população.
O que deve ser ressaltado é que a dinâmica de urbanização existente, marcada pela segregação social, exclui a população de baixa renda do acesso aos serviços urbanos básicos. No caso de nossas grandes cidades, cujos favelados representam hoje 20% da população, a precarização das condições de vida se mede pela falta de condições de saneamento, pela localização das moradias em áreas irregulares e impróprias, como encostas, várzeas, córregos e nascentes contaminadas.
O reflexo disso é a multiplicação dos dramas cotidianos que são mostrados pelos meios de comunicação. A população mais afetada pelas epidemias é a mesma que não tem acesso garantido à água potável, à rede de esgotos, e à coleta de resíduos sólidos. E é a mesma população que frequentemente mora próxima ao lixões, e em locais sujeitos a enchentes. Os problemas de saúde dos moradores dos bairros de periferia e das favelas têm a ver com a presença de insetos e roedores no seu entorno, com a falta de serviços de infra-estrutura de saneamento básico, o que faz com que o lixo se acumule nas ruas e os esgotos corram em canaletas a céu aberto.
Os mais pobres dentre os pobres são as grandes vítimas desse quadro que se mostra cada vez mais preocupante. E nesse sentido também deve ser ressaltado o impacto decorrente da lentidão do poder público na resolução do problema das enchentes que atualmente desorganizam a vida de milhares de pessoas, colocando-as em risco por causa da invasão das águas.
É preciso que além da resposta pública também haja uma resposta da cidadania, engajando-se e exigindo espaços de co-responsabilidade e de participação que reconheçam os direitos dos cidadãos, assim como reforcem laços de solidariedade num contexto de crescente pressão social.
Fiquem com Deus e tenham uma ótima semana, um grande abraço, Alex.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A IMPUNIDADE DO INFRATOR !!!



Pesquisa realizada em seis capitais pode contribuir para a compreensão do massacre diário provocado por acidentes de trânsito com o envolvimento de motoristas alcoolizados. Uma surpresa do estudo abala a convicção de que a combinação bebida e direção está geralmente associada aos jovens. Pessoas na faixa etária de 40 a 59 anos respondem por 65% dos desastres. A conclusão mais alarmante é a que comprova, com números, a incontestável relação entre tragédias no trânsito e consumo de bebidas alcoólicas. De todos os acidentes pesquisados, em 27% os condutores apresentavam presença de álcool no sangue acima do limite previsto em lei.


O que importa, nas conclusões finais, é o detalhamento do que foi apurado. É assustador saber, por exemplo, que pelo menos um quarto das pessoas que provocam acidentes estava alcoolizado. Em primeiro lugar, é de se perguntar como, três anos depois da implantação da chamada Lei Seca, motoristas alcoolizados continuem causando tantas tragédias.

Outra evidência apresentada pela pesquisa, em relação ao alto índice de envolvimento de pessoas com mais de 40 anos, demonstra que a irresponsabilidade ao volante não é uma exclusividade de jovens. Motoristas que deveriam ser vistos como referência de cuidado no trânsito são denunciados pelo estudo como os mais relapsos.Mostra-se, nesse caso, a cultura do desrespeito, do desprezo pela vida alheia e, enfim, da falta de civilidade nas ruas e estradas.


As autoridades cumprem o seu papel ao impor mais rigor contra a irresponsabilidade ao volante, mas esbarram na frouxidão da legislação e até mesmo em outras normas legais. A repressão começa a falhar quando os motoristas, mesmo sob visíveis sinais de embriaguez, se negam a se submeter ao teste do bafômetro, protegidos por direito assegurado na Constituição – o de que ninguém pode ser obrigado a produzir prova contra si. A lei continua falhando quando o infrator chega a ser preso mas é libertado logo depois mediante pagamento de uma fiança de baixo valor. Constata-se que somente fica detido, e mesmo assim por poucos dias, quem não tem dinheiro para conquistar a liberdade, ou quem cometeu danos gravíssimos, como a morte de alguém no trânsito. Enquanto isso, muita gente continua morrendo ou matando nessas situações.

Não há outro caminho que não seja o de tornar a lei efetiva, não só por seu rigorismo, mas também pelo aumento da capacidade de fiscalização das autoridades. É assim nos países desenvolvidos. A Lei Seca precisa resgatar sua essência, para que ninguém dirija depois de beber e os infratores sejam de fato punidos, em nome da preservação dos direitos e da vida da maioria.

Fiquem com Deus, tenham uma ótima semana e um grande abraço, Alex.



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PORQUE TE IRRITAS ???




A irritação, segundo o dicionário, é a ação que excita os nervos, os órgãos.

Alguns estudos dizem que quem fica irritado não é você e sim seus sentidos. Os sentidos existem como veículos de captação de informações. E você está recebendo dezenas de informações de todas as partes a cada instante.

Nossos sentidos são influenciados por crenças, regras, julgamentos e interpretações, sem contar as experiências que vamos adquirindo durante o dia, que funcionam como uma constante reprogramação do que é certo e errado.

E isso é um mecanismo de defesa do ego, que é alterado de acordo com as circunstâncias e o ambiente em que você está inserido. A irritação é um desconforto que altera nosso humor e nos muda até mesmo fisicamente.

Mas, precisamos admitir que alguém só consegue nos irritar se estivermos “irritáveis”. É isso mesmo: ficar irritado depende da gente e não dos outros. Por isso, vale a pena entender o que te irrita e como você reage a isso. Será que o local em que vive está te incomodando? O trânsito está pesado?

Procure ver o que causa sua irritação e coloque sua paciência em prática, procurando sempre o seu ponto de equilíbrio. Esse será um bom começo, assim as situações e a reação de outras pessoas não te tiraram do sério. Lembre-se de que a decisão de ficar irritado é sua, assim como ser amigável e colaborador também é uma decisão que cada um tem que tomar.

Tenham uma ótima semana, fiquem com Deus e um grande abraço, Alex .

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MOTOS, HABILITE-SE ! É A SUA VIDA !!!


Lendo o jornal está semana me deparei com uma impactante notícia revelando que de acordo com o estudo Mapa da Violência 2011, realizado pelo Instituto Sangari, o número de motociclistas mortos em acidentes de trânsito aumentou 754%. Em 1998 foram 1.047 mortes de motociclistas no país. Dez anos depois, o número subiu para 8.939 mortes.

Subir na moto, dar a partida no motor, colocar o capacete, ajustar a jugular e baixar a viseira, iniciar a prova. Começar o labirinto sinalizando à esquerda e à direita, entrar no oito e fazer a segunda marcha e, ao final do mesmo, reduzi-la novamente. Fazer a segunda parada e após arrancar e fazer o slalom(cones) e depois subir na prancha fazendo novamente a segunda marcha e ao final e ao final reduzir a marcha novamente. Parar no "Pare" e repetir tudo por mais duas vezes. E, no final do exame, dirigir-se até o examinador para receber a aprovação.

Isso mesmo, a aprovação; porque o candidato à CNH categoria A enfrenta uma rotina de repetição exaustiva da primeira à vigésima aula, ficando assim fácil a aprovação. O candidato é obrigado a fazer 20 horas-aula ali mesmo, sendo que a primeira e a última aulas são exatamente iguais. São 20 horas-aula de 50 minutos cada. Ou seja, são mil minutos do mesmo trajeto, onde não acontece absolutamente nada de diferente, nenhuma adversidade.

Ao contrário da pista, que é delimitada por faixas amarelas, na rua o candidato está propenso a várias condições adversas, como do pavimento, que pode ser de paralelepípedos, asfalto e estradas de chão. Fazendo aula sob uma confortável pista coberta, o futuro condutor de motocicleta ou veículo de três rodas não  é testado para condições adversas do tempo, que exigem muito do condutor na pilotagem. Depois de 20 aulas , ele pode, sim,ser aprovado, mas ainda não pilotou com forte calor, ou sob chuva, nem com vento extremo. Então, só resta a ele aprender lá fora por sua conta e risco, podendo provocar acidentes pela falta de treinamento nessas condições.

Ao contrário do candidato à categoria B, o candidato à categoria A não recebe o treinamento no trânsito em meio aos outros veículos na rua, para ir adaptando-se a um universo que é extremamente diferente de uma pista, onde cada motociclista espera sua vez de inciar o circuito. Isso se complica ainda mais para aqueles candidatos que têm mais dificuldade para pilotar, mas conseguem a aprovação. Pois depois de 20, 40, 60 aulas, o candidato acaba se familiarizando com a repetição daquele circuito, conseguindo a aprovação. Afinal, nesse percurso é tudo sempre igual, condições adversas não acontecem, a velocidade é sempre a mesma em todas as aulas.

Muitos motociclistas perdem a vida todos os anos, por inúmeras causas. Excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, e pela combinação de álcool e direção. A falta de preparo dos novos pilotos não pode estar vinculada ao número de mortes??? Isso em decorrência de um sistema falho, ultrapassado e precário. Precisamos fazer alguma coisa ou mais vidas serão perdidas bruscamente !!!

Fiquem com Deus, tenham uma ótima semana e um grande abraço, Alex.
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