CURSO DE INGLÊS ...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O AR QUE RESPIRAMOS E O "IMPOSTÔMETRO" !!! !!!


Em torno de 2 milhões de pessoas morrem todo ano no mundo vítimas da má qualidade do ar. Um dos grandes vilões desta história são os veículos que trafegam sem as devidas condições de segurança. 

Temos hoje no Rio grande do Sul a terceira maior frota de veículos do Brasil, cerca de 4,5 milhões de carros. Este é um fato que tornará critico a qualidade do ar, caso não comecemos a construir soluções que garantam um ar mais saudável.

O sistema de inspeção veicular ambiental é uma iniciativa capaz de reduzir em até 80%  as emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e a fumaça preta, além de diminuir em até 5% o consumo de combustível.

Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro Veicular (IBV) quanto às condições da frota brasileira em várias regiões do país, ao longo de uma década – envolvendo veículos leves e pesados e uma diversidade de idades e modelos –, apontou uma situação preocupante: pelo menos um em cada quatro veículos apresenta sérios problemas em seus sistemas de segurança. 

Esta era a realidade em 2001. De lá pra cá, de acordo com balanço publicado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a frota nacional cresceu 119%. O Brasil fechou o ano de 2010 com exatos 64.817.974 milhões de veículos registrados, o que representa a média de um veículo automotor para cada 2,94 habitantes. Atualmente, no Brasil, somente as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro têm sistemas de inspeção veicular em funcionamento. 

Conforme essas estatísticas, para começarmos a neutralizar este imenso volume de emissões de gás carbônico, temos duas alternativas: estruturar um sistema eficaz de inspeção veicular para o país ou ampliar em 11 vezes o tamanho de nossa Mata Atlântica.

Espero que essa importante decisão de melhorar a qualidade de vida, tirando de circulação veículos que poluem, não venha apenas a funcionar como forma de obtenção de receita pública.

Escancarando, mais uma vez, o desrespeito ao cidadão, que pouco ou nada recebe em troca de tantos impostos arrecadados (Impostômetro). Não temos serviço de Saúde Pública disponível e adequado quando precisamos, continuamos sendo assaltados, nosso ensino é fraco, nossos estudantes carentes e nossa infraestrutura é precária. Faltam até adjetivos para conceituar tamanho desrespeito com o contribuinte, patrocinador de tudo, inclusive da corrupção.

Fiquem com Deus, tenham uma ótima semana... Um grande abraço, Alex.

Um comentário:

  1. Olá nosso Pais vai de mau a pior estamos esquecidos.só somos lembrados na época de eleição.quanto desvio de dinheiro,que vemos e não podemos fazer nada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...